3 min read

5 dicas de como estudar para Prático de Navios

Diversas pessoas têm o desejo de ingressar na Praticagem. Neste post, selecionamos 5 dicas de como estudar para Prático de Navios.
5 dicas de como estudar para Prático de Navios
Photo by Thought Catalog / Unsplash

Diversas pessoas têm o desejo de ingressar na Praticagem. Seja pela excelente remuneração, por trabalhar ao ar livre ou pela flexibilidade de horários, o fato é que é uma profissão bastante desejada. Mas, afinal, como estudar para o concurso? Neste post, selecionamos 5 dicas de como estudar para Prático de Navios.

Boa leitura!

1. Faça um curso preparatório

Considerando que a prova é altamente específica, o caminho mais indicado para quem deseja se tornar Prático de Navios é investir em um curso preparatório. Vale lembrar que a prova aborda temas como meteorologia, legislação marítima, além de ter uma etapa prática, na qual é preciso saber manobrar um navio em um simulador de manobras.

Para isso, nada melhor do que contar com a ajuda de quem já passou pelo processo seletivo e foi aprovada! O método Claudia Duarte é referência na didática acessível para candidatos sem experiência náutica. A primeira dica para quem deseja ser Prático é ingressar no curso preparatório Seja um Prático de Navios.

Seja um Prático de Navios

O curso ideal para você começar sua jornada rumo à Praticagem

Clique Aqui

2. Reserve tempo diário para leitura

Assistir às aulas do curso preparatório é apenas a primeira etapa para organizar seus estudos. O método Claudia Duarte inclui materiais em pdf que acompanham as aulas em vídeo. Assim, esses materiais servem como um aprofundamento no conteúdo, ajudando a retomar informações presentes na aula e a fixar o conteúdo para estar craque na prova.

Dessa forma, é recomendável separar tempo diariamente não apenas para assistir às aulas, como também para leituras. Especialmente em relação à parte mais avançada da matéria, como os conceitos de arquitetura naval e de manobra de embarcações.

3. Pratique exercícios de fixação ao final de cada conteúdo

Ao final de cada módulo, nosso curso inclui também os exercícios de fixação. Similares às questões abordadas no concurso, são exercícios sobre o conteúdo que você acabou de aprender e que servem para fixar o conhecimento na mente. Arrase na prova!

4. Saiba gerenciar o seu tempo

Assim como qualquer prova ou concurso, vale lembrar que a seleção para Prático de Navios inclui um vasto conteúdo que deve ser estudado, seja por meio de vídeo aulas, leituras ou prática.

Por isso, é fundamental saber gerenciar o seu tempo, encontrando espaços na rotina para os estudos. Para quem tem dificuldade em fazer isso sozinho, a dica é investir no Cronograma de Estudos Azimute  para não se perder no conteúdo. Por mais que o conteúdo do curso seja acessível, gerenciar seu tempo permite focar no resultado e monitorar de perto sua evolução nos estudos.

Dicas para conciliar sua rotina com seus estudos!

5. Tire suas dúvidas em grupo

Por fim, outro grande benefício de não estudar por conta própria é poder tirar suas dúvidas em grupo, em uma comunidade de estudos. O método Claudia Duarte permite compartilhar suas experiências de aprendizado com outros alunos e com a própria professora. O apoio do grupo também é um excelente motivador para nutrir suas energias e enfrentar a prova com confiança!

Comunidade Azimute

Um local de aprendizado e crescimento colaborativo

Clique Aqui

Pronto(a) para ser um Prático de Navios? Conforme já pontuado no início do texto, a melhor forma de se preparar é por meio de um curso específico. Conheça mais detalhes sobre nosso curso preparatório e inscreva-se hoje mesmo.