3 min read

Etapas do Processo Seletivo à Categoria de Praticante de Prático (PSCPP)

Hoje vou detalhar pra vocês as 4 etapas do Processo Seletivo à Categoria de Praticante de Prático.
Etapas do Processo Seletivo à Categoria de Praticante de Prático (PSCPP) - Prático de Navios
Photo by Enrique Ortega Miranda / Unsplash

Bom dia, galera! Hoje vou detalhar pra vocês as etapas do Processo Seletivo à Categoria de Praticante de Prático.

A NORMAM 12 regulamenta todos os detalhes do Processo Seletivo à Categoria de Praticante de Prático. Se você quiser ler pra saber mais, é só baixar aqui:

O Processo Seletivo é dividido em 4 etapas:

1) A primeira etapa é a prova escrita

Um  uma prova de múltipla escolha de 50 a 70 questões de caráter eliminatório e classificatório. Após o resultado da prova escrita, os primeiros candidatos são convocados para as próximas etapas. Nas duas últimas edições da prova, todas as questões estavam em português.

2) A segunda etapa : apresentação dos documentos, apresentação dos exames médicos e realização do teste físico

Nesta etapa é necessário apresentar os documentos que comprovam que o candidato atende aos requisitos do processo.

Extraído do Item 0202 - Normam 12

Na sequência, o candidato é convocado para apresentar um série de exames médicos para junta de médicos da Marinha:  

Extraído do Item 0213 - Normam 12

Em data posterior,  é feito o teste de aptidão física. A prova física é dividida em 3 atividades: natação 50 metros em um minuto e meio, flutuação por 20 minutos e 4 quatro barras fixas.

3) Apresentação de títulos

A terceira etapa consiste na apresentação de títulos para aqueles  que têm formação na área naval ou têm tempo de trabalho embarcado.  É uma etapa meramente classificatória, ou seja, o candidato que não tem experiência na área naval, como foi o meu caso em 2012, é aprovado sem apresentar nenhum documento.

4) a Prova Prático-Oral (PPO)

Finalmente, depois de todas essas etapas, a gente chega na quarta etapa: a Prova Prático-Oral (PPO)

A PPO dura em torno de uma hora e meia. No primeiros 50 minutos,  o candidato faz o planejamento de uma faina de praticagem com o auxílio das Carta Náuticas e das Publicações de Auxílio à Navegação, o candidato traça a rota na carta náutica e pensa em todas as limitações e detalhes da manobra.

Na sequência, o candidato  tem 15 minutos diante da banca examinadora para apresentar todas as decisões e planejamentos que realizou nos primeiros 50 minutos. Para finalizar, parte da manobra planejada é realizada na forma de um exercício de simulação, onde o candidato  desempenha o papel do Prático no comando de um faina de praticagem, a prova simula as dificuldades reais de uma manobra no Porto do Rio de Janeiro.

Exemplo de Passage Plan traçado em treinamento para PPO Nº 017 / 2022

A Prova-Prático Oral é uma etapa bastante desafiadora que exige muito preparo e dedicação, principalmente, para pessoas que chegam neste momento sem nenhuma experiência a bordo.  No meu caso, fiz treinamentos em simuladores em Campinas, no Rio de Janeiro, no Chile e em Massachusetts.

Imagem do Simulador Full Mission da Fundação Homem do Mar (Sindicato da Marinha Mercante) no Rio de Janeiro (http://www.fhm.org.br)

Foi uma experiência muito enriquecedora, de muitos aprendizados e quero compartilhar um pouco destes aprendizados com você.

Estude para o Prova de Prático e aproveite para apoiar o canal, comprando suas referências através dos links abaixo:

Te convido a assitir minha Live no Youtube onde conversamos sobre meus aprendizados no preparo e na realização da Prova-Prático Oral. Foi uma conversa descontraída e divertida recheada de informações valiosas.

Te espero no Youtube! Grande Abraço!