O que faz um Prático de Navios?
Aposto que você já ouviu falar muitas coisas sobre a Profissão de Prático de Navios e não sabe dizer o que é mito e o que é verdade. Vem comigo, vou te explicar como funciona o serviço de Praticagem no Brasil.
Contexto histórico da Praticagem
A Praticagem é uma das profissões mais antigas do mundo. Existem registros históricos do uso de serviço de Práticos de Navios na Grécia e na Roma antiga, onde os comandantes locais auxiliavam os navios de outras regiões, garantindo uma navegação segura.
Naturalmente, a profissão surge com pessoas que estão habituadas a trabalhar naquela região portuária. Em geral, os pescadores que conhecem bem a região ou outras pessoas habituadas a navegar em uma certa área marítima.
No Brasil, a profissão surgiu oficialmente com o decreto real de 1808. Antes do decreto oficial, a atividade já era exercida por pescadores ou outras pessoas habituadas a navegar no Rio de Janeiro. Nesse contexto, é comum a gente imaginar que a profissão passava de pai para filho, como era passada a tradição pesqueira. Por esse motivo, muitas vezes a gente ainda tem essa ideia no inconsciente coletivo, muitas pessoas acreditam no mito: as vagas na Praticagem passam de pai para filho.
Como se tornar um Prático no Brasil?
Este mito não tem fundamento nos dias de hoje. Para ser habilitado como Prático de Navios é preciso passar por um processo seletivo de habilitação conduzido pela Marinha do Brasil. Neste Processo Seletivo não existe indicação, nem favorecimento de pessoas conhecidas. Ou seja, todos podem concorrer em condições de igualdade.
Se você está interessado no Processo Seletivo à Categoria de Prático de Navios, aqui eu explico os detalhes de todas as Etapas do Processo:
Como trabalha um Prático de Navios a bordo?
A Praticagem é um serviço de assessoria ao comandante do navio. Por questão de segurança, é um serviço obrigatório quando o navio ultrapassa um determinado tamanho. A Autoridade Marítima define as dimensões a partir das quais o navio não está autorizado a entrar sozinho no Porto. O Comandante deve receber um Prático a bordo, que terá como função orientar a manobra de atracação ou desatracação.
A atividade de Praticagem está relacionada à segurança da navegação, à segurança das vidas que transitam na região portuária e à segurança do meio ambiente marítimo. O trabalho do Prático é orientar verbalmente a equipe do passadiço, fornecendo ordens de máquina e ordens de leme, permitindo a navegação em segurança. Adicionalmente, o Prático orienta o trabalho dos rebocadores e atua como ponte de comunicação entre a equipe do navio e a equipe do porto, que auxilia no posicionamento do navio ao longo do cais.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o trabalho de uma Prático de Navios, que tal participar de uma manobra de Praticagem por inteiro?
Acompanhe a monobra aqui comigo! Te aguardo a bordo!! Bons ventos te levem e grande abraço!!
Claudia Duarte