5 min read

Primeiras impressões do estágio de Praticante de Pratico na Zona de Praticagem Itacoatiara – Tabatinga (ZP-02)

Minhas primeiras impressões no início do estágio como Praticante de Prático na ZP-02 (Itacoatiara - Tabatinga)
Primeiras impressões do estágio de Praticante de Pratico na Zona de Praticagem Itacoatiara – Tabatinga (ZP-02)
Radar de navegação e vista do passadiço a bordo do MV Epic Baluan

Pra você que já acompanha minha trajetória, sabe que em DEZ/23 iniciei meu estágio de Praticante de Prático na ZP-02. Nesse post, vou compartilhar com você um pouco das minhas percepções e experiências em solo amazônico.

Como está organizado o serviço de Praticagem na ZP-02 (Tabatinda – Itacoatiara)?

A atividade de Praticagem na ZP-02 é exercida por 3 empresas: Proa, Manaus Pilots e Praticagem de Manaus.

A empresa pioneira nas atividades locais é a PROA que já alcança 30 anos de existência, posteriormente, foi criada a Manaus Pilots, com 15 anos de serviços prestados, e a empresa mais jovem: Praticagem de Manaus.

Apesar de existirem 3 empresas, graças à instituição da escala de rodízio única, prevista na NORMAM 311, é possível assegurar que o serviço seja  sempre prestado por Práticos igualmente qualificados e treinados em suas habilidades de navegação e manobra. As demandas por fainas de praticagem são escalonadas entre as empresas em número proporcional ao total de Práticos associados.

Uma das  maiores Zonas de Praticagem do mundo!

A região atendida pelos Práticos da ZP-02 inclui os trajeto de Itacoatiara a Manaus: 104 milhas náuticas através do Rio Amazonas, e de Manaus a Tabatinga: um total de 860 milhas de navegação no Rio Solimões.

Uma faina de praticagem desafiadora onde predominada a navegação em rios de forte correnteza e de grande variação na topografias das feições submersas. No Rio Solimões, muitas vezes navegamos onde havia Ilhas em anos anteriores. Em outros momentos, a carta eletrônica usada para navegação via ECDIS não se encontra atualizada, e tudo indica que o navio estaria encalhado na posição em que está navegando.

Navio praticamente sobre a Ilha navegando de Manaus a Coari pelo Rio Solimões

A necessidade de atenção é constante. Cada trajeto tem seus pontos críticos de profundidade restrita. 2023 surpreendeu os navegantes com uma seca histórica na região amazônica e representou um desafio particular para os Práticos da ZP-02.

Cadê a maré?

Não temos tábua de maré para o Porto de Manaus. Choqueiii!! 😲

A primeira etapa do planejamento de um manobra no Porto de Natal envolvia consultar a Tábua de Marés, afinal a corrente têm um papel muito relevante em todos os aspectos do planejamento da manobra.

Na região Amazônica a situação é diversa. O período de enchente do Rio Amazonas vai de março a maio, na sequencia, de setembro a dezembro temos o período de seca ou vazante. Quanto maior o nível do Rio, mais intensa a corrente. Então os efeitos da corrente vão se tornando mais intensos com o a avanço do período da cheia ao longo do ano!

Enquanto nos portos do Nordeste temos 2 enchentes e 2 vazantes a cada 24 horas, na Bacia Amazônica, convivemos com uma enchente e uma vazante a cada 12 meses.

Estude para o Prova de Prático e aproveite para apoiar o canal, comprando suas referências através dos links abaixo (compras via Amazon):

Croquis de Navegação

Chegando por aqui, fui apresentada aos Croquis da Navegação. O livro “Navegação Ciência e Arte”, no capítulo 40: Navegação Fluvial, introduz o conceito da seguinte forma: "Os croquis de navegação são documentos cartográficos de precisão menor que as cartas sistemáticas fluviais. São, normalmente, oriundos de reconhecimentos hidrográficos, que é como são denominados os levantamentos expeditos, ou de observações de práticos e de navegantes fluviais." (Miguens, pag 1506)

Como a variação da leito dos rios é muito intensa na região, o uso de Croquis de navegação é bastante frequente já que a velocidade de mudança no leito dos rios não é acompanhada pelo tempo necessário para atualização das cartas fluviais.

Um pouco da história da ZP-02 (de Itacoatiara a Tabatinga)

A Praticagem na ZP-02 teve início em 1993, talvez a ZP mais jovem do país. Os Práticos fundadores são considerados precursores e desbravadores, navegando nessas águas em momentos em que a infraestrutura e as condições de trabalho eram bastante limitadas. Em 2023, a Praticagem na ZP-02 comemorou 30 anos de vida, uma jovem na flor da idade... hehehehehe

Brincadeiras à parte, pelo que andei conversando por aqui, o período de início das operações por na ZP-02 foi cheio de perrengues. Como todo negócio, o início tende a ser bastante desafiador. Então, expresso aqui minha gratidão àqueles que desbravaram o desconhecido antes de mim.

Estou muito grata de poder fazer parte dessa história.  Aqui no meu coração também vibra uma veia desbravadora. Tenho o privilégio de ser a primeira mulher habilitada como Praticante de Prático na ZP-02. Em breve, espero me tornar a primeira Prática local! 🙏

Agradeço a você que tem me acompanhado e torcido por essa conquista! Sua torcida também é parte da minha caminhada até aqui!  

Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou. Assim, tudo é regido pela dialética, a tensão e o revezamento dos opostos. Portanto, o real é sempre fruto da mudança, ou seja, do combate entre os contrários.
Heráclito

Já conhece meu Curso Seja um Prático de Navios? Não perca a oportunidade de começar seus estudos ainda hoje. Liberação do conteúdo imediata, após confirmação do pagamento. Assista às aulas quantas vezes quiser e você ainda consegue salvar as aulas no celular via app do Hotmart.

Boa sorte na sua jornada de aprendizados!

Até breve!