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Vamos falar um pouco mais sobre os riscos da profissão de Prático de Navios?

Acidente fatal no Reino Unido, em Humber Estuary. Em 8 de Janeiro, o Pratico Francesco Galia, sofreu um acidente que lhe custou a vida, enquanto passava da lancha da Praticagem para o navio a ser manobrado.
Vamos falar um pouco mais sobre os riscos da profissão de Prático de Navios?
Foto de arquivo mostrando os pilotos do Humber trabalhando no estuário. Eles ajudam navios mercantes a atracar em Hull, Grimsby, Immingham e Goole (Imagem: Mat Fascione/Geograph)

Os riscos e desafios relacionados à profissão de Prático de Navios estão entre os questionamentos mais recorrentes de leitores e seguidores.

No último dia 8 de Janeiro, em Humber Estuary – UK (onde atuam cerca de 100 Práticos), o Pratico Francesco Galia, italiano, profissional com pelo menos 20 anos de experiência e já próximo de se aposentar, sofreu um acidente fatal.

Segundo relato de testemunhas, ele estava na escada de quebra peito e, por algum motivo, se soltou da escada, caindo no alto mar gelado de altas latitudes do Hemisfério Norte. Aparentemente, a cabeça sofreu algum impacto na queda.

Um colega também Prático, que ainda estava na lancha, prontamente se jogou na água para resgatá-lo, mantendo-o com a cabeça fora d'água. Os primeiros socorros foram prestados. Foi levado ao hospital, porém não resistiu.

A Marinha do Reino Unido abriu inquérito e investigará as causas do acidente, com o objetivo de identificar falhas nos procedimentos, de forma a evitar que isso ocorra novamente. Na mesma linha do que acontece aqui no Brasil, quando acidentes aéreos e marítimos acontecem.

Muito triste trazer tal notícia, porém importante mostrar que esse é um risco real. Raramente acontece algum acidente dessa natureza, mas todos nós Práticos Portuários estamos sujeitos a isso.

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Por esse motivo, a saúde física e mental é sempre um questão relevante para aqueles que desejam exercer a atividade. O Processo Seletivo para a Categoria de Praticante de Prático estabele critérios mínimos para aqueles que desejam ingressar na profissão. Além disso, todos os Práticos brasileiros devem apresentar à Autoridade Marítima exames médicos periódicos a cada 3 anos (na minha faixa etária).

A segurança no transbordo do Prático da lancha para o navio também é assunto que preocupa a Organização Marítima Internacional (IMO). O assunto é tão relevante que temos uma resolução da IMO que padroniza a construção, instalação e uso das escadas de quebra-peito - IMO A.1045(27) .

Um estudo conduzido pela International Maritime Pilots' Association (IMPA) em 2022, sistematizou diversas não conformidades no arranjo de embarque / desembarque relatadas por Práticos ao redor do mundo. É assustador perceber quão séria é a questão:

Gráfico extraído do "Safety Campaign IMPA 2022"

Deixo aqui meu agradecimento às autoridades e entidades que demonstram atenção e cuidado com as vidas envolvidas na prestação dos serviços de Praticagem ao redor do mundo. Espero que continuem se dedicando para que tenhamos uma atuação cada vez mais segura e para que acidentes com este do Francesco não voltem a acontecer.

Fica aqui a minha singela homenagem a Francesco Galia, companheiro de profissão, profissional experiente e competente, vá em Paz, amigo. Nos encontraremos um dia desses, pelos mares do Universo.

Fontes:

https://seawork.com/newfront/news/pilot-transfer-death-call-for-action

https://www.marine-pilots.com/articles/734808-tragedy-strikes-as-maritime-pilot-dies-in-pilot-transfer-accident

https://www.hulldailymail.co.uk/news/hull-east-yorkshire-news/ships-pilot-who-died-after-8014982

https://www.impahq.org/sites/default/files/content-files/IMPA%202022%20Safety%20Campaign%20Results.pdf