4 min read

Como tirar habilitação de Mestre-Amador, requisito para prova de Praticante de Prático?

Há alguns meses eu conversei com o Capitão Evangelista, oficial da reserva da Marinha e especialista em Ensino Profissional Marítimo, quando batemos um papo sobre as dúvidas dos seguidores sobre as habilitações náuticas para amadores. Foi uma conversa rica e esclarecedora. Vem comigo!
Prova de Mestre amador é requisito para prova de Prático de Navios
Photo by Ivan Ragozin / Unsplash

Mas, afinal, o que são as Habilitações da Categoria dos Amadores? São habilitações tiradas por cidadãos comuns, sem formação na área náutica, para que possam pilotar embarcações de esporte e recreio.

Temos 5 possíveis categorias de habilitação náutica de Amador:

Motonauta - apto para conduzir moto aquática nos limites da navegação interior.

Arrais-Amador - apto para conduzir embarcações nos limites da navegação interior (rios, lagos, lagoas, enseadas, litoral), exceto moto aquática.

Mestre-Amador - apto para conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, nos limites da navegação costeira (até 20 milhas náuticas), exceto moto aquática.

Capitão-Amador - apto para conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, sem limite de afastamento da costa, exceto moto aquática.

Veleiro - apto para conduzir embarcações a vela sem propulsão a motor, nos limites da navegação interior. (até mesmo uma criança de 8 anos pode tirar esta habilitação, tendo autorização dos pais)

E qual é a categoria necessária para a Prova de Praticante de Prático?

Para poder concorrer a uma vaga no Concurso de Prático de Navios, você precisará da habilitação de Mestre-Amador.

Para se inscrever na Prova de Mestre-Amador, primeiro você precisa estar habilitado como Arrais-Amador.

Estude para o Prova de Prático e aproveite para apoiar o canal, comprando suas referências através dos links abaixo (compras via Amazon):

Como tirar a a habilitação de Arrais-Amador?

Para se tornar Arrais-Amador: O interessado deve procurar na Capitania dos Portos da região a listagem de Escolas Náuticas credenciadas. De posse desta lista, é possível fazer sua escolha, analisando preço, localização, enfim, a que melhor de adeque às suas necessidades (os preços variam muito, por causa de localização e procura). É sempre interessante escolher uma escola onde se possa aprender tanto em águas abrigadas quanto em mar aberto.

Uma vez feita a matrícula, o interessado receberá conteúdo teórico (apostilas, aulas - presenciais e/ou online, dependendo da escola) e também aulas práticas (a exigência da Marinha são 6 horas de aulas no total) onde se aprende a atracar e desatracar, fundeio, balizamento náutico, sinalização de ponte, toda a navegação de rio e de mar, além de pilotar em situações de emergência e resgate.

Após o curso finalizado, muitas escolas auxiliam no agendamento da Prova no Capitania dos Portos, apresentando a documentação necessária, assim como a comprovação das horas de prática.

A prova teórica tem 40 questões, e é necessário 50% de acerto para aprovação do aluno.

Uma vez tendo a habilitação de Arrais-Amador, o aluno pode se inscrever para a Prova de Mestre-Amador.

Neste caso, a prova é teórica, pois a Marinha entende não ser mais necessário comprovar a capacidade de navegação e manobra. A parte considerada prática é, na verdade, uma seleção de questões envolvendo uma carta náutica fornecida durante a prova.

O conteúdo para se tirar a habilitação de Mestre-Amador é mais denso, porém não complicado.

Aqui a prova também tem 40 questões, mas o peso de cada questão varia de acordo com a matéria - os problemas de navegação tem peso maior.

Um passo mais próximo de sua vaga como Praticante de Prático!

Após habilitado como Mestre-Amador, o interessado poderá se candidatar a uma vaga de Praticante de Prático. A validade destas habilitações é de 10 anos, com renovação sem necessidade de novos testes.

As matérias estudadas para se tirar a habilitação de Mestre-Amador estão na NORMAN-03, que regulamenta este processo, e são, basicamente:

1 - Fundamentos da Navegação

2 - Cartas Náuticas

3 - Publicações de Auxílio à Navegação

4 - Instrumentos de Auxílio à Navegação

5 - Radar e GPS

6 - Noções de Funcionamento da EPIRB

7 - Noções de Estabilidade

8 - Meteorologia

9 - Navegação e Balizamento (RIPEAM)

10 - Sobrevivência no Mar

11 - Navegando com Agulhas Magnéticas

12 - Rumos e Marcações

13 - Posição no Mar

Deseja saber mais detalhes sobre a referência bibliográfica para Arrais e Mestre-Amador? Confere no link!

Gostou do conteúdo? Então assista a entrevista completa com o Capitão Evangelista:

Referências, informações sobre os cursos, materiais e simulados:

Portal do Amador
O Portal do Amador é um site especialmente voltado para orientação da comunidade amadora. O propósito maior do site é apresentar uma micro-amostra da dinâmica que envolve a atividade aquaviária, com ponto focal na atividade de Esporte, Recreio e Turismo Náutico com embarcações de lazer

Você ainda tem dúvidas sobre as Etapas do Processo Seletivo à Categoria de Praticante de Prático?

Bons ventos nos levem!

Grande abraço e até breve!

Já conhece o Curso Seja um Prático de Navios? Clique aqui e venha conhecer a nossa metodologia fácil e descomplicada!